segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Algum tempo atrás, procurando sobre culturas indígenas, encontrei algumas matérias sobre o povo Maori e o Haka.

O Haka são todas as danças típicas do povo Maori em que os homens se colocam à frente das mulheres. Estas fazem o apoio das vozes nas costas dos homens. É uma dança que demonstra a paixão, o vigor masculino e a identificação com a raça. É usada tanto para dar boas vindas a visitantes quanto de tribos inimigas.
Segundo o povo Maori, Tama-nui-to-ra, o deus do sol, tinha duas mulheres, sendo uma delas Hine-raumati, a virgem do verão (perdendo este estatuto!), da qual nasceu Tane-rore, creditado pela origem da dança. Tane-rore representa o vento nos dias quentes de verão, na dança coreografado com o tremor de mãos.
Atualmente o Haka é conhecido mundialmente pela performance de intimidação no início dos jogos de Rugby da seleção da Nova Zelândia ( All Blacks), que costuma, antes de seus jogos, executar uma haka específica chamada Ka Mate.
Antés da dança, o chefe que conduz a dança grita aos companheiros um refrão de incitamento, coisa que no caso dos All Blacks é feita pelo jogador de sangue maori mais velho, nāo sendo este necessariamente capitāo da equipe. As palavras são utilizadas nāo só para incitar quem está realizando a dança, mas também para recordar-se o comportamento correto durante a mesma. Muitas vezes o tom utilizado para gritar o refrāo é o mesmo utilizado no curso de toda a exibiçāo, ou seja, quanto mais agressivo, feroz e brutal, mais vai incentivar o grupo - e intimidar o adversário.


Só em ver ao vivo a execução da Haka já vale o dinheiro do ingresso.

Performance

A "Ka Mate" começa com uma série de cinco instruções preparatórias, gritadas pelo líder:

                                                            "Ka Mate"
Líder: Ringa pakia!
Coloquem as mãos contra as coxas!

Uma tiraha!
Estufem o peito!

Turi whatia!
Dobrem os joelhos!

Hope whai ake!
Façam o mesmo com o quadril!

Waewae takahia kia kino!
Batam os pés o mais forte que puderem!




Líder: Ka mate, ka mate
É a morte, é a morte!
Time: Ka ora
É a vida! (ou "Eu vivo!")
Líder: Ka mate, ka mate
É a morte, é a morte!
Time: Ka ora
É a vida!
Todos: Tēnei te tangata pūhuruhuru
Este é o homem peludo...

Nāna i tiki mai whakawhiti te rā
...Que fez com que o sol brilhasse novamente para mim

Upane...Upane
Suba a escada, suba a escada

Upane Kaupane"
Suba até o topo

Whiti te rā,!
O sol brilha!    

Uma história curiosa é que houve uma época em que eles foram jogar contra o país de Gales, e houve uma discussão e os All Blacks decidiram que não iriam fazer a Haka antes do jogo. Resultado: eles voltaram para o vestiário e fizeram a Haka lá, com as imagens sendo mostradas no telão do estádio. Por causa disso, eles voltaram tão raivosos e determinados para o jogo que esse acabou entrando para a história como a maior surra que o país de Gales já levou. 45 a 10.
Esse fato também revela outro lado da Haka, ela na verdade tambem é um elogio ao adversário, seria como uma honra ver a haka no seu próprio campo antes do combate.

As caras feia e a língua para fora fazem parte do rito de intimidação. Atualmente existem 2 versões da dança da guerra deles. A outra é mais violenta e no final da dança eles fazem o sinal de degolar, como se fosse a cabeça do adversário.
 
Este vídeo mostra os soldados do exército neozelandês fazendo o seu haka durante um cortejo fúnebre, reconhecendo de maneira épica a vida e os feitos de seus companheiros mortos, prestando assim uma bela homenagem. Esse soldado em questão foi morto em uma missão de paz.

  

Bom, essa noite não teve rock n' roll, mas essa canção realmente vale a pena ouvir...
 
Boa noite a todos!!


Um comentário: